domingo, 4 de agosto de 2019

CRÓNICA DA CORRIDA DE TOUROS EM TERRUGEM

Realizou-se na noite de 3 de agosto a tradicional corrida da Terrugem por ocasião das festas locais.
Em praça os cavaleiros Filipe Gonçalves,João Moura Caetano e o praticante Francisco Núncio.
As pegas estiveram a cargo do grupo de forcados amadores de Évora e académicos de Elvas.
Para lidar  5 toiros da ganaderia Calejo Pires.
Abriu o cavaleiro Filipe Gonçalves que teve uma lide de menos a mais, começou bem, com ferros de boa nota,cravando de praça a praça, perante um toiro que era despitado e não se deixava tourear, Filipe Gonçalves conseguiu dar- lhe a volta e acabar com um ferro de palmo emocionante.
João Moura Caetano entrou em praça com vontade de mostrar o seu valor, com um toiro bem apresentado e bravura teve uma lide completa, proporcionando bons ferros e bons momentos de toureio com o cavalo Campo Pequeno, que lhe acabou por dar uma lide vistosa.
O praticante Francisco Núncio começou algo nervoso e acelerado a lide, levando alguns toques na montada, quando começou a ferragem curta já conseguiu entrar na lide e apesar de cravar algum que outro ferro a sesgo, conseguiu ter o público do lado dele, mostrou que tem conceito de toureio, só precisa de mais rodagem.
Filipe Gonçalves  teve querer e vontade de sair triunfador e foi, com uma lide muito boa de principio ao fim com ferros muito arriscados, levando o público  ao rubro, foi uma lide muito variada em que houve tempo para violino e até para um par de banderilhas muito arriscado.
Acabou muito aplaudido e levantando o público das bancadas
O ultimo toiro da corrida coube a Joao Moura Caetano que teve pela frente o toiro mais manso da corrida, sempre fechado em tábuas, em que Moura Caetano teve que se esforçar para cravar ferros e realizar uma lide complicada e séria mas acabando com um último ferro de bom plano, com o toiro nos medios devido ao grande trabalho do peão de brega que lá o colocou.
No capitulo das pegas foi uma noite muito atarefada, já  que nenhuma pega foi à primeira tentativa.
Pelos forcados amadores de Évora pegaram Luis Januario(à segunda), Antonio Torres Alves( à 6 tentativa, a primeira dele,já que tinha dobrado a Rui Gomes que por sua vez dobrou a Rui Bento numa pega que o toiro parecia um camião e levou tudo pele frente, chegando a levar 4 forcados para a enfermaria), José Maria Caeiro( à segunda)
Pelos académicos  de Elvas  pegaram Gonçalo Machado e João Bandeiras, ambos à segunda tentativa.
Está de parabéns a organização da corrida( Florindo Ramalho) no conjunto a corrida foi boa e toda a gente saiu satisfeita.
Também uma nota aparte para o curro de toiros que veio até à Terrugem, toiros bem apresentados e muita bravura, que pediam contas.
A corrida foi bem dirigida pelo Sr Agostinho Borges.
A praça  da terrugem registrou 3/4 de casa

Simão Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário