sábado, 3 de agosto de 2019

CRÓNICA DA CORRIDA DE REDONDO

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas a praticarem desportos e campo de basquetebolRealizou-se na noite de 2 de agosto a tradicional corrida das ruas floridas no Redondo.
Em praça estavam João Moura jr, que voltava às arenas depois da colhida de Coruche, Luis Rouxinol jr(em substituição de Marcos Bastinhas) e António Prates.
Pegavam os forcados de Ribatejo e Redondo que lidaram e pegaram toiros da ganaderia António Silva.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas a praticarem desportos, campo de basquetebol, estádio e ar livreAbriu praça o cavaleiro  João Moura jr. que fez um brinde ao céu, teve uma lide de menos a mais, começando algo nervoso, também por causa de o touro que não  se fixava e que estava perdido, Moura jr. teve momentos altos da lide, sobretudo no segundo ferro curto que foi muito emocionante, acabou a lide em bom plano
A segunda lide da noite foi para Luis Rouxinol jr que veio ao Redondo com vontade de triunfar e  fê-lo, com um toiro ao início assobiado, mas que no momento da primeira cravagem "entrou" na lide e fez tudo o que o cavaleiro lhe pediu e mais, levando  Luis Rouxinol a uma grande lide, mostrando que esta temporada é de consagração
António Prates veio ao Redondo a provar que está preparado para tudo, com o toiro mais pesado da corrida, toiro que se adiantava muito ao cavalo, cravou ferros de boa nota, apesar de em algum momento da lide estar acelerado, no final da lide, ao fazer uma pirueta, o cavalo tropeça  e ficam os dois à mercê do toiro,  António  Prates  levantou-se de seguida e foi para a cara do toiro, a dar o seu corpo ao manifesto, em defesa do seu cavalo, acabou em altas com um grande ferro, por petição popular.
A segunda lide de João Moura jr foi  séria e cumpriu mas sem brilhantismo devido a que o toiro voltou a adiantar-se  e apesar de cravar dois curtos de boa nota levou toques na montada, acabando por se não se entender com o toiro, não conseguiu atingir uma lide de levantar o público, acabou a lide em bom plano e teve um bom regresso às arenas.
Luis Rouxinol jr teve uma segunda lide muito completa, que continou com a sua arte, mostrando que é sem duvida, umas das estrelas da nova vaga, cravando ferros de alto a baixo e variando o repertório com um ferro de violino e outro a sesgo muito dificil. Indiscutivelmente o grande triunfador da corrida.
Antonio Prates lidou o sobrero devido a que toiro  que ia tourear se inutilizou nos curros, António Prates, mesmo dorido pela colhida na lide anterior,esteve muito correto, sempe a puxar pelo toiro, e proporcionando bons momentos de toureio, exatamente nos dois últimos curtos que foram ferros de parar corações, acabou sendo muito aplaudido pelo público, consciente do grande esforço que o cavaleiro de Vendas Novas estava a realizar.
No capitulo das pegas foi uma noite calma
Pegaram por Ribatejo, Rafael Costa, Dário Silva e o cabo Pedro Espinheira, todos à primeira, esta ultima, uma rija pega
Por Redondo pegaram Luis Feiterona( à primeira tentativa),  Jorge Ramalho(à segunda) e o cabo Hugo Figueira (à primeira) .
Quanto aos prémios que havia em disputa foram entregues a António Prates e ao forcado Hugo FIgueira, do grupo de forcados amadores de Redondo.
A corrida foi bem dirigida pelo Sr. Domingos Jeremias
Está de parabéns o curro de toiros pelo bom espectáculo que proporcionaram.
O coliseu de Redondo registou 3/4 de casa forte.

Nota: No momento da entrega do prémio à melhor lide houve alguma discórdia entre o público  que entendia que o prémio devia ter sido entregue a Luis Rouxinol jr. 

Texto e fotos: Simão Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário