Desde muito novo, Grenho, alcunha que vem de seu pai, começou a frequentar a casa Moura.
José Franco "Grenho"tirou a prova de bandarilheiro praticante a 15 de Maio em 1987 na praça de touros da Moita do Ribatejo.
Tornou-se bandarilheiro profissional, na tarde de 3 de Abril de 1988 no Campo Pequeno na tradicional corrida de Domingo de Páscoa.
Lidaram-se nessa tarde toiros de António Charrua. Cavaleiros Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles, e como matadores Mário Coelho e o "Macandro".
Com a saída do bandarilheiro Amâncio Grilo da quadrilha de João Moura, passou juntamente com César Marinho a fazer parte da equipa de João Moura.
João Franco "Grenho"é figura no mundo dos peões de grega.Conhece práticamente todas as praças de touros, quer na Península Ibérica, França Açores e também por toda a América taurina.
Ao longo da sua grande carreira "Grenho", tem conquistado muitos troféus, destacamos no seu primeiro ano como profissional em 1988 o troféu atribuído pela Rádio Campanário de Vila Viçosa, vários do jornal Farpas, e também da Rádio Portalegre, do seu saudoso programa "3 Tércios".
Atualmente José Franco Grenho encontra-se às ordens dessa grande figura que é Pablo Hermoso de Mendonza.
Sem comentários:
Enviar um comentário