Realizou-se na noite de 7 de Setembro , a primeira corrida da mini feira taurina do Campo Pequeno.
O cartel era composto pelos cavaleiros João Moura Caetano e Marcos Bastinhas; pelo Grupo de forcados Amadores de Lisboa; pelos Matadores Manuel Jésus “El Cid” e Manuel Dias Gomes; para as lides a cavalo os touros eram da Ganaderia de Irmãos Moura Caetano e para as lides a pé eram de Calejo Pires e Varela Crujo.
No primeiro touro da corrida lidaram a duo João Moura Caetano e Marcos Bastinhas, numa lide que foi de menos a mais, onde Moura Caetano esteve acima do touro em todo o momento, cravando ferros de boa nota, citando de praça a praça,por outro lado,Marcos teve mais dificuldades,ao falhar algum que outro ferro, não conseguindo perceber inicialmente as intenções do touro, acabando a lide em bom plano, com dois ultimos curtos de boa nota.
João Moura Caetano, no touro que lhe coube em solitario, teve uma boa lide, de principio ao fim, demonstrando estar em um excelente estado de forma, toureando de praça a praça, cravando ferros arriscados, conseguiu levar o publico ao rubro com ladeios a um touro que também foi muito bom e permitiu ao cavaleiro tirunfar. Foi uma boa passagem de Moura Caetano por Lisboa, demonstrando que tem uma boa quadra de cavalos, os quais estão muito bem preparados para estas noite de exigência.
Marcos Bastinhas veio com vontade de triunfar na sua lide em solitario, e realmente conseguiu triunfar, esteve muito acertivo, muito correto, cravando ferros de boa nota, arriscando algumas abordagens do touro, mas conseguindo chegar ao publico, que sabe do que o cavaleiro é capaz, acabou a lide com um grande par de bandarilhas, como fazia seu pai.
Relembrar que Marcos tem um grande compromisso, no dia 23 de Setembro, em Elvas,na sua terra natal, onde vai enfrentar 6 touros das mais diversas ganadarias.
Nas lides apeadas tivemos Manuel Jésus “El Cid”, que veio subsituir Morante, que apresentou atestado medico, e tivemos também Manuel Dias Gomes, que por sua vez, veio substituir Cayetano.
Manuel Jésus “El Cid” teve duas lides muito diferentes, na primeira esteve bem,principalmente na muleta, numa lide longa, muito positiva, demostrando a classe que o levou a ser dos melhores, o touro ajudou bastante,era um touro que sempre foi atrás da muleta e do que El Cid pedia. Acabou muito aplaudido pelo publico Lisboeta.
Na sua segunda lide teve mais dificuldades,perante um touro muito parado, que quase nunca seguia a muleta, já dava para ver no capote que ia ser um touro muito complicado; Só mesmo a experiência do toureiro para conseguir dar a volta a situação, contudo, não conseguiu chegar a triunfar desta vez. Foi acarinhado por uma grande ovação do publico, reconhecendo o esforço.
O matador de touros Manuel Dias Gomes quis triunfar nesta sua passagem por Lisboa, e conseguiu mesmo, fazendo duas lides muito completas, nas quais arriscou muito, sobretudo na muleta, ficando muitas vezes a mercê do touro; Toureou simples, com muletazos muito longos, finalizando as series com muita toureria , com dois touros também muito bons, que permitiram que ele saisse de Lisboa com um absoluto triunfo, tal triunfo que foi reconhecido por todos.
Esperemos agora que tenha mais oportunidades, porque facto que foi uma agradavel surpresa para todos; no final recusou sair a ombros.
No capitulo das pegas foram solistas Nuno Fitas,Daniel Batalha e João Varanda que realizaram 3 pegas ao primeiro intento, demostrando a grande forma em que está o o grupo, ajudas coesas e forcados experientes só pode dar bom rssultado.
Destacar também os touros que foram mandados para o Campo Pequeno, que numa forma geral, proporcionaram um bom espetaculo e momentos de emoção
Destacar também o Diretor de corrida, o médico veternário e o Cornetim José Henriques pela forma como levaram o espectaculo.
A praça registava meia casa forte
TEXTO E FOTO: Simão Foles
Sem comentários:
Enviar um comentário