domingo, 28 de outubro de 2018

CRÓNICA DE ÉVORA COM TRIUNFO DE ANTÓNIO PRATES

A Arena de Évora recebeu hoje 28 Outubro a última corrida de touros da temporada, de beneficiência da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Distrito de Évora.
Corrida composta por:
Ruí Salvador, Luís Rouxinol, Gilberto Filipe. A. Brito Paes, David Gomes e o praticante António Prates. Forcados Amadores de Évora e Amadores de Alcochete. Toiros de Passanha Sobral. Antes das cortesias,
a
O cavaleiro  António Prates com o nossso cronista Simão Foles
minuto de silêncio em memoria do aluno da escola de toureio"josé Falcão "João Martins.
3/4 de casa preenchida
A primeira lide da tarde coube a Rui Salvador ,não teve sorte com o toiro que lhe tocou porque era mansote e distraído mas mesmo a experiência de Rui Salvador proporcionou-lhe uma lide agradável,mesmo falhando algum ferro,  esteve sempre a puxar pelo toiro e acabou muito aplaudido pelo público.
A segunda lide  da tarde esteve a cargo de Luis Rouxinol , sempre impecável com o toiro,recortes muito próximos dos pitons do toiro,sem o toiro lhe chegar a tocar,acabou em grande com o tradicional par de banderilhas.
Gilberto Filipe provou porque é que é professor de equitação de trabalho, não notou para nada a inatividade de uma temporada que atuou pouco ,e teve uma grande passagem por Évora e para mostrar aos empresários que se deviam lembrar dele,Lide muito correta,sem apenas erros ,chegou muito às bancadas,cravando ferros de muito boa nota.
Antonio Brito Paes esteve irregular em Évora,nao entendendo o toiro,e falhando alguns ferros,mesmo  assim pode dizer -se que o seu desempenho esteve bem
David Gomes veio a Évora com vontade de triunfar,e quis prová-lo ao publico logo no inicio da lida,realizando uma sorte de gaiola,depois na cravagem curta veio o melhor, David Gomes realizou uma lide grandiosa,com ferros de praça a praça ,sem cometer nenhum erro ,com um toureio frontal e cravando um ultimo ferro de palmo que fez o público levantar-se das bancadas
A ultima lide da tarde e da temporada foi para o jovem Antonio Prates que veio a provar o que  sabiamos,que está mais do que preparado para tomar a alternativa na próxima temporada,estando sempre por cima do toiro,numa lide qie galvanizou o público logo no primeiro curto,fez tudo bem,cravando ferros de altissima nota,inclusive o publico eborense nao quis que se fosse embora sem cravar mais um ferro ,foi  indiscutivelmente  o triunfador da tarde na parte dos cavaleiros.
No capítulo das pegas. o Grupo de Évora executou todas as pegas ao primeiro intento onde todo o grupo este bem a ajudar,Foram caras: José Passanha, José Maria Caeiro e Miguel Direito.Pelos Amadores de Alcochete, pegou o seu primeiro touro ao primeiro intento, Foi cara António Cardoso o seu segundo à segunda tentativa e esteve na cara do touro Manuel Pinto,  foi quanto a mim a pega da tarde, com o cara aguentando sózinho vários derrotes, e um forte impacto nas tábuas, e a última pega da temporada pegou João Belmonte ao segundo intento pelos Amadores de Alcochete.

O espetáculo foi bem dirigido como sempre pelo delegado técnico tauromáquico Agostinho Borges numa tarde que se registou 3/4 de casa forte.


Simão Foles



            Momento das cortesias com um minuto de silêncio ao jovem João Martins.

ÉVORA: A ÚLTIMA CORRIDA DA TEMPORADA

Está a decorrer na Arena D´Évora, a ultima corrida da temporada .
Ambiente momentos antes da última corrida da temporada na Arena D´Évora.
 Momentos das cortesias onde foi guardado um minuto de silêncio, pela triste partida do jovem João Martins aluno da escola taurina José Falcão e que tinha o sonho de ser toureiro, que descanse em paz.
Boa entrada, 3/4 de público numa corrida solidária. Logo mais mais detalhes da última corrida da temporada.

Simão Foles

terça-feira, 23 de outubro de 2018

CICLO DE TENTAS COMENTADAS 2018 NA ILHA TERCEIRA



Ciclo de Tentas Comentadas 2018 Começa já no dia 27 de Outubro

Será no próximo dia 27 de Outubro que o Ciclo de Tentas Comentadas regressa à Ilha Terceira. A tarefa da tenta consiste na avaliação das características morfo-funcionais e comportamentais de gado bravo para a selecção dos melhores reprodutores. Essa é uma tarefa que geralmente é feita na vida privada das ganaderias e com acesso restrito ao público em geral. Assim sendo, durante dois dias consecutivos o público poderá ter a oportunidade de assistir ao vivo aos meandros mais complexos da selecção de uma ganadaria brava. Além do mais, a assistência poderá absorver conhecimento sobre as particularidades de uma tenta através de comentários feitos pelo conceituado aficionado Sr. Maurício do Vale, assim como apreender ou consolidar conceitos sobre a arte de tourear.
As reses a lidar serão das ganaderias locais Rego Botelho, João Gaspar (filho) e Francisco Sousa e as lides ficarão a cargo dos matadores de toiros Javier Jiménez e Borja Jiménez. O tércio de varas será executado pelos picadores Simão Neves e José Faveira.
O evento de entradas gratuitas irá decorrer entre o dia 27 e 28 de Outubro, sendo o primeiro dia no tentadero de São Bento pelas 12H00 e no tentadero das Doze Ribeiras pelas 16H30. No dia 28 de Outubro a tenta matinal será no tentadero da Terra-Chã pelas 10H30, e o encerramento do ciclo está previsto para as 16H30 na Praça de Toiros Ilha Terceira.
A edição do Ciclo de Tentas Comentadas 2018 é organizada pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, ganaderias locais de Rego Botelho, João Gaspar (filho) e Francisco Sousa, e juntas das freguesias de Doze Ribeiras, Terra-Chã e São Bento.













segunda-feira, 22 de outubro de 2018

3 EXEMPLARES DE PASSANHA SOBRAL PARA DOMINGO EM ÉVORA



   Grupo de Forcados Amadores de Évora e na foto de baixo, os Amadores de Alcochete, que no próximo Domingo pegam os poderosos Passanha Sobral na Arena D´Évora.
    Fotos dos touros: F.Piteira.

VILA BOIM: FESTIVAL MOLHADO, FESTIVAL ABENÇOADO

No passado Sábado Vila Boim, no concelho de Elvas, recebeu o seu mediático festival taurino.
E terminou da melhora maneira.  
Praça cheia com muita chuva à mistura, e com muita vontade de vêr toiros, estavam anunciados os seguintes artistas:

"Maestro" João Moura, Ana Batista e o praticante António Prates, a pé Eduardo Dávila Miura, Juan Leal, Manuel Dias Gomes e o novilheiro Manuel Pereira.

Depois das cortesias ,o Maestro João Moura foi justamente homenageado no centro da arena pelos seus brilhantes 40 anos de alternativa. 

Primeiro cavaleiro em praça João Moura, dá gosto vêr o Maestro de Monforte com ferros frontais a entender o novilho desde a saida, sem levar um único toque nas montadas, foi o grande triunfador na parte equestre.
De seguida entrou em praça a cavaleira de Salvaterra de Magos Ana Batista, que não teve tarefa fácil com o Passanha que lhe tocou em sorte,  Ana Batista com a sua classe e arte, foi de menos a mais na brega e na cravagem da ferragem embora com um ou outro toque na montada.
António Prates, o jovem de quem se fala, foi a Vila  Boim, mostrar toda a sua raça e valor, meteu ferros de boa nota mas também não se livrou de alguns toque na montada.
 No intervalo do Festival os Romeiros de Vila Boim fizeram uma homenagem a Luís Carvalho um dos grandes pilares do fim de semana taurino.
A segunda parte, toda ela dedicada ao toureio a pé, começou da melhor maneira com o matador Eduardo Dávila Miura, mostrou que a sua classe e maestria está sempre presente no seu toureio, tendo sido um gosto vê-lo tourear, apesar da chuva intensa que se fazia sentir, mas o público nunca comeu "pipas" nas bancados ouvido-se  muitos olé olé.
  Juan Leal "bailou" com a mais feia, pois o novilho de Passanha não colaborou desde o primeiro segundo ao que Juan Leal nada pode fazer. Depois no final, a empresa, e bem, ofereceu  o sobrero.
Manuel Dias Gomes, teve uma passagem positiva por Vila Boim, mostrando a sua arte e temple que lhe é característico, pena  não estar anunciado em mais corridas.
O último novilho do festival veio das terras da Golegã do ganadero Manuel Veiga, e que novilho, saiu ao jovem Manuel Perera, estando o novilheiro a gosto com ele, mostrando todo o seu valor e raça. No final o ganadero, e bem, foi chamado à praça dando volta com o novilheiro.
No capítulo das pegas, para o primeiro novilho foi para a cara o jovem José Maria Cortes do grupo de Montemor, numa grande pega, onde o grupo esteve coeso nas ajudas.
Na segunda pega para os Amadores de Évora foi escolhido o jovem Ruí Bento, que nunca esteve bem no momento da reunião, sendo a pega conseguida ao quinto intento.
Na última pega coube ao grupo de Montemor, que convidaram, e bem, os seus colegas de Évora para pegarem em conjunto, sendo a mesma conseguida à segunda tentativa pelo jovem Pedro Santos.
Um festival em que sairam triunfadores na parte equestre João Moura e na parte apeada Eduardo Dávila Miura e o jovem Manuel Perera.
Dirigiu com acerto o delegado técnico tauromáquico Manuel Gama

Foi assim que terminou o x festival taurino de Vila Boim.

Simão Foles 

ARENA D´ÉVORA ENCERRA TEMPORADA TAURINA COM UM GRANDE CARTÉL

A Arena D´Évora encerra a temporada taurina com uma grande corrida de touros.
Domingo 28 de Outubro pelas 18 horas em praça:

Luís Rouxinol

O praticante António Prates
Ruí Salvador, Luís Rouxinol, Gilberto Filipe, A. Brito Paes, 
David Gomes e o praticante António Prates.

Forcados Amadores de Évora, cabo: João Pedro Oliveira
Forcados Amadores de Alcochete, cabo: Nuno Santana.

6 Toiros terroríficos de Passanha Sobral.

RESERVAS: 938 275 131

domingo, 21 de outubro de 2018

VILA BOIM: FOTO - REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DO FESTIVAL TAURINO

Vila Boim no concelho de Elvas viveu neste fim de semana, dois dias dedicado à tauromaquia, à gastronomia e também com animação musical, tudo isto na carpa instalada junto à desmontável praça de touros.




































































































O ponto alto foi sem dúvida o festival taurino que ontem decorreu, onde a chuva também quis marcar presença.
Tudo isto numa organização dos Romeiros de Vila Boim e de Paulo Pessoa de Carvalho.