sexta-feira, 25 de maio de 2018

PARABÉNS GRUPO DE FORCADOS AMADORES DE PORTALEGRE

O grupo de Forcados Amadores de Portalegre está de parabéns, cumpre hoje 25 de maio a bonita idade de 49 anos a dignificar e a honrar a jaqueta de ramagens da bonita cidade de Portalegre.
foi na velhinha José Elias Martins que o grupo se apresentou pela primeira vez ao público aficionado de Portalegre.
Como quase todos os grupos, nasceu da vontade de jovens na maioria estudantes que gostavam da festa brava. O primeiro cabo foi José Carrilho Landeiro, e nessa tarde de 25 de maio de 1969, na primeira pega do grupo esteve na cara do touro  Manuel Mariano da Silva Elias, na segunda pega Francisco Costa Pinto, depois António Landeiro e o último o cabo José Carrilho Landeiro.
Em 1971 o grupo passou a ser comandado pelo irmão do cabo António Manuel Landeiro.
Já com mais corridas o grupo teve um novo cabo em 1972 seu nome JaimeTavares Pinheiro, depois houve alguns interregnos, ate que em 1979, o grupo ganha uma alma nova, e com novo cabo o António José Batista, mas voltou a ter mais algumas paragens.
Mas em 1992 na praça de touros de Alpalhão e com o António José Batista, o grupo começa a pegar em corridas mais importantes e com muito juventude para não mais parar.
O grupo em 1994 começa a destacar-se e começa a aparecer contratos para Espanha e França. Vários foram os prémios que ganharam ao longo da sua carreira.
Em 1997 Fernando Coelho passa a comandar o grupo,  sendo sempre um dos primeiros grupos do escalafon.
Na história do grupo temos a registar dois tristes momentos, a morte do Pedro Belacorsa no Campo Pequeno, e mais recentemente do Francisco Matias, num treino de preparação do grupo.
O cabo actual é o Francisco Peralta que na corrida das cebolas em Setembro passa o comando do grupo a um novo colega.





Sem comentários:

Enviar um comentário