domingo, 20 de maio de 2018

CRÓNICA DO CONCURSO DE GANADARIAS EM ÉVORA

Realizou-se na noite de 19 de Maio , o tradicional Concurso De Ganadarias em Évora.
O Cartel era composto por Luis Rouxinol,Vitor Ribeiro(Reaparição) e Marcos Bastinhas,
nas pegas estiveram em praça os grupos de Forcados Amadores de Montemor e Évora
Nas Ganadarias estavam em disputa, como é habitual os troféus Bravura e Apresentação ,as ganadarias eram :Calejo Pires,Condessa Sobral,Canas Vigoroux ,Silva, Pinto Barreiros e Branco Núncio.
A corrida foi de homenagem ao Sr. João Nunes Patinhas, cabo fundador dos Amadores de Évora e que faleceu este ano.
O inicio do espetáculo , cortesias e primeira lide foi feita sem banda de musica devido a que o autocarro teve uma avaria quando vinha para Évora, chegaram momentos antes da primeira pega.
A primeira lide da corrida  foi para Luis rouxinol, que neste dia fez dobradinha já que à tarde toureou em Portalegre , teve uma boa lide, com ferros de boa nota e chegando rápido ao publico ,estando sempre acima do toiro , acabando em bom momento.
No seu segundo toiro foi mais do mesmo, estando sempre acima do toiro e mostrando a enorme experiência que tem, no conjunto esteve em muito bom plano ,acabou a sua prestação em Évora com o tradicional par de bandarilhas .
Vitor Ribeiro na sua reaparição esteve bem na primeira lide, com ferros de boa nota , e foi muito aplaudido  com um grande  ultimo ferro.
Na sua segunda lide  esteve abaixo do toiro , também devido aos dois anos que esteve afastado das arenas mas mesmo assim cravando alguns ferros de boa nota.
Marcos Bastinhas toureava a primeira corrida desta temporada e no primeiro toiro nao esteve como desejaria ,falhando alguns ferros e levando alguns toques na montada,acabou com um bom par de banderilhas.
No ultimo toiro da noite já esteve melhor, arriscando mais e cravando ferros de boa nota e desta vez sim, chegando rápido ao publico, soube como lidar o toiro,acabou com dois ferros de palmo.
No capitulo das pegas foi uma noite duríssima, só sendo uma das pegas à primeira tentativa(e com muita dificuldade)
Pegaram por Parte de Montemor : Francsico Bissaia Barreto (2 ªtentativa),Francisco Borges
(4ªtentativa) e joão da Câmara(2 ªtentativa).
Por parte de Évora: António Alves(1ª tentativa),João Pedro Oliveira ( 3ª tentativa) e Ricardo Sousa 
(2 ªtentativa-pega da noite)
As Ganadarias que venceram os prémios em disputa foram:
Bravura-Condessa Sobral
Apresentação -Pinto Barreiros
A corrida foi bem dirigida por Marco Gomes.
A praça registou 3/4 de casa .
Está de Parabéns a Empresa TOIROS E TAUROMAQUIA pelo trabalho que continua a fazer depois de o triste falecimento do saudoso Antonio Manuel Cardoso NÉNE.

    Simão Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário