domingo, 28 de setembro de 2014

CRÓNICA DE ELVAS

Noite morna em ELVAS.

Para  a noite de 27 de setembro estava anunciado um cartel diferente para a segunda corrida da feira de São Mateus.
Em praça estiveram Rui Salvador, Tito Semedo, Ana Batista, Pedro Salvador , Duarte Pinto, Rui Guerra e o novilheiro João Augusto Moura.
O troféu para a melhor pega foi desputado pelos forcados amadores de Cascais, Monforte e Acad de Elvas.
Para lidar 7 toiros de Torre de Onofre.

A primeira lide da noite não teve muita história porque o toiro não tinha força para fazer que Rui Salvador triunfasse, fez o que pôde, cravou 4 ferros de boa nota mas  não conseguiu chegar ao público.
Tito Semedo realizou uma boa e interessante lide, cravou 2 ferros espetaculares ao final da lide mas o toiro só estava fechado nas tábuas e não podia dar um triunfo mas fez todo o possível para ter uma boa passagem por Elvas.
Ana batista teve uma lide das suas, clássica e muito perto do toiro a arriscar nas cravagens curtas e a realizar uma lide que agradou a todos, está num excelente momento de forma a cavaleira de Salvaterra  de Magos.
O quarto toiro foi para lide apeada, João Augusto Moura teve uma faena  muito boa se dizemos que o toiro não ajudou em nada para ter uma faena histórica mas teve  muitos momentos de bom toureio e a mostrar  que  pode tourear em qualquer praça do mundo e pode tirar a alternativa porque  se nota que está preparado.
A segunda parte da corrida começou com a lide de Pedro Salvador que lhe coube em sorte o pior  toiro da noite , sempre junto às tábuas e todos os ferros que cravou foram a sesg, Pedro Salvador tentou mas não conseguiu, os aficionados vendo o esforço aplaudiram a sua  lide.
Duarte Pinto foi o triunfador indiscutível da noite já que lhe coube em sorte o melhor toiro da noite e se calhar o melhor  toiro da  ganadaria Torre de Onofre, foi uma lide histórica, a cravar ferros memoráveis  e uma lide que foi talvez a melhor lide que eu já vi do cavaleiro de Paços de Arcos. O toiro voltou merecidamente à vida, quer dizer, voltou para o campo.
A ultima lide foi para Rui Guerra que foi uma lide difícil já que o toiro não dizia nada mas a verdade é que Guerra conseguiu fazer uma boa prestação e bons ferros,  a demonstrar que merecia tourear mais .
Quanto aos capítulos das pegas foi uma noite fácil e tranquila, pegaram os forcados de Cascais as duas pegas à primeira tentativa, os forcados de Monforte também à primeira e Acad de Elvas pegaram à segunda e primeira respetivamente. O troféu para a melhor pega ficou em casa, foi ganho por Luís Machado, à  última pega da noite.
Cabe destacar a pouca presença de público nas bancadas do Coliseu elvense.


 Simão Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário