segunda-feira, 29 de setembro de 2014

NO DIA 5 DE OUTUBRO A VILA DE REDONDO ESPERA POR SÍ

A Associação Tauromáquica Redondense, tal como já tinha sido anunciado, irá realizar a tradicional Corrida de Touros da Feira de São Francisco da Vila de Redondo, no dia 5 de Outubro, pelas 17 horas.
A ganadaria Murteira Grave que comemora 70 anos da sua fundação, apresentará o último curro desta temporada no Coliseu de Redondo, esperando todos os aficionados que os triunfos alcançados pelos toiros de Galeana se voltem a repetir nesta corrida de 5 de Outubro. 
Num cartel que conta com a Mestria de António Ribeiro Telles, que tem quase 100 toiros desta ganadaria lidados, Filipe Gonçalves que alcançou sonoro triunfo diante do toiro de Galeana que venceu o concurso de ganadarias da Amieira e de Duarte Pinto que se sagrou triunfador da Feira de Santarém 2014 diante de um Murteira Grave. 

Nos capítulo das pegas os Murteira Grave nunca foram pêras doces, sendo dos to
ais temidos pelos rapazes das jaquetas das ramagens. Batem as palmas aos "Murteira" na tarde de 5 de Outubro os Amadores do Ribatejo e os Amadores de Redondo. 
Os ingredientes estão todos no cartel, esperemos que seja uma grande tarde de toiros, na qual a Vila de Redondo quer homenagear os 70 anos de bravura dos "Murteira Grave". 

texto : A.T. REDONDENSE
fotos : J.Foles



AS IMAGENS DA ULTIMA CORRIDA DO S. MATEUS EM ELVAS






































AINDA HOJE FOTOS DA CORRIDA DE ELVAS -ULTIMA DO S. MATEUS


domingo, 28 de setembro de 2014

CRÓNICA DE ELVAS

Noite morna em ELVAS.

Para  a noite de 27 de setembro estava anunciado um cartel diferente para a segunda corrida da feira de São Mateus.
Em praça estiveram Rui Salvador, Tito Semedo, Ana Batista, Pedro Salvador , Duarte Pinto, Rui Guerra e o novilheiro João Augusto Moura.
O troféu para a melhor pega foi desputado pelos forcados amadores de Cascais, Monforte e Acad de Elvas.
Para lidar 7 toiros de Torre de Onofre.

A primeira lide da noite não teve muita história porque o toiro não tinha força para fazer que Rui Salvador triunfasse, fez o que pôde, cravou 4 ferros de boa nota mas  não conseguiu chegar ao público.
Tito Semedo realizou uma boa e interessante lide, cravou 2 ferros espetaculares ao final da lide mas o toiro só estava fechado nas tábuas e não podia dar um triunfo mas fez todo o possível para ter uma boa passagem por Elvas.
Ana batista teve uma lide das suas, clássica e muito perto do toiro a arriscar nas cravagens curtas e a realizar uma lide que agradou a todos, está num excelente momento de forma a cavaleira de Salvaterra  de Magos.
O quarto toiro foi para lide apeada, João Augusto Moura teve uma faena  muito boa se dizemos que o toiro não ajudou em nada para ter uma faena histórica mas teve  muitos momentos de bom toureio e a mostrar  que  pode tourear em qualquer praça do mundo e pode tirar a alternativa porque  se nota que está preparado.
A segunda parte da corrida começou com a lide de Pedro Salvador que lhe coube em sorte o pior  toiro da noite , sempre junto às tábuas e todos os ferros que cravou foram a sesg, Pedro Salvador tentou mas não conseguiu, os aficionados vendo o esforço aplaudiram a sua  lide.
Duarte Pinto foi o triunfador indiscutível da noite já que lhe coube em sorte o melhor toiro da noite e se calhar o melhor  toiro da  ganadaria Torre de Onofre, foi uma lide histórica, a cravar ferros memoráveis  e uma lide que foi talvez a melhor lide que eu já vi do cavaleiro de Paços de Arcos. O toiro voltou merecidamente à vida, quer dizer, voltou para o campo.
A ultima lide foi para Rui Guerra que foi uma lide difícil já que o toiro não dizia nada mas a verdade é que Guerra conseguiu fazer uma boa prestação e bons ferros,  a demonstrar que merecia tourear mais .
Quanto aos capítulos das pegas foi uma noite fácil e tranquila, pegaram os forcados de Cascais as duas pegas à primeira tentativa, os forcados de Monforte também à primeira e Acad de Elvas pegaram à segunda e primeira respetivamente. O troféu para a melhor pega ficou em casa, foi ganho por Luís Machado, à  última pega da noite.
Cabe destacar a pouca presença de público nas bancadas do Coliseu elvense.


 Simão Foles

LUIS MACHADO VENCE TROFÉU EM ELVAS, NUMA NOITE CALMA E TRANQUILA


Ainda hoje foto - reportagem


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ELVAS AMANHÃ - GRANDE CORRIDA DE TOUROS MISTA E CONCURSO DE PEGAS


ADEUS RUI

Como é do conhecimento geral o jovem forcado Rui Freixa dos amadores de São Manços, partiu hoje para sempre. Para familiares  amigos e ao grupo de forcados de São Manços, o tauromaquia alentejana envia as sentidas condolências.
O ultima adeus a Rui Freixa será amanhã pelas 12 horas em Santana do Campo  ( Arraiolos).
Descança em paz Rui.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

OS DESTINOS TAURINOS NO ALENTEJO - ONDE O AFICIONADO DEVE MARCAR PRESENÇA




MIRADA DE UM TOUREIRO. J. AUGUSTO MOURA


Coliseu de Elvas

O jovem novilheiro J. Augusto Moura, com dupla responsabilidade em Elvas.
Como novilheiro e como ganadeiro.Depois dos triunfos de Terrugem e Monforte, outro desafio, Elvas no próximo sábado.