segunda-feira, 14 de outubro de 2013

V FESTIVAL dos Romeiros de Vila Boim

FESTA EM VILA BOIM

Realizou-se na tarde de 12 de outubro o tradicional festival dos romeiros de Vila Boim .Este ano em praça estiveram os cavaleiros :Manuel Lupi,Soller Garcia (praticante),David Gomes(praticante),Alvaro San Emetio(rejoneador)

Para tourear a pé :João Augusto Moura , Gines Marin e João Silva "el Juanito".a forcadajem estava composta por elementos dos grupos de :Montemor,Evora,Ap.Moita,Ap.chamusca ,Monforte e Acad.Elvas.

Toiros/novilhos de diversas ganaderias.

A cavalo, a verdade é que nenhum cavaleiro conseguiu triunfar,  demonstrando o poucos rodados que estão,  tiveram algum valor mas sem triunfar.

No seu regresso às arenas, Lupi mostrou alguns dotes de bom toureio, cravando alguns ferros de boa nota.

Soller Garcia esteve em bom plano mas não demonstrando nada de novo,cravou alguns ferros ao seu estilo;é verdade que o toiro também não ajudou mas em geral esteve bem.

O cavaleiro de Malveira,David Gomes foi o que melhor esteve já que cravou ferros frontais e de alto a baixo; a sua lide foi de menos a mais e arrancou muitos aplausos do publico de Vila Boim, cravou um ultimo ferro por petição do público.

O rejoneador espanhol San Emetio, veio a Vila Boim a substituir a António Prates,  toireou à "espanhola" e à "antiga" , demonstrou que lhe falta rodagem,tendo porém  boas montadas, a sua atuação agradou ao público de Vila Boim.

Quanto à forcadagem , era seleção de forcados e pegaram forcados de Montemor , Évora , Aposento da Moita e Aposento da Chamusca  à primeira ,segunda ,primeira e segunda respectivamente .

Quanto às lides apeadas João Augusto Moura esteve em bom plano, sempre a dominar o toiro da sua ganaderia ,teve grandes tandas de muletazos e passes de peito,pasou um momento de apuro mas que não sem cosequências.

Gines Marin teve uma passagem complicada por Vila Boim já que entre o toiro e o vento não o deixaram mostrar o seu toureio, mas logo que pode teve bons momentos .

El Juanito foi o triunfador quanto às lides apeadas, apesar de ir ao chão duas vezes  demonstrou caráter, valentia e arte,teve sempre o novilho controlado, recebeu os maiores aplausos da tarde .

¾ de casa no V festival dos Romeiros de Vila Boim.

Simâo Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário