sábado, 14 de setembro de 2013

A EMPRESA TOIROS + RESPONDE AO FARPAS BLOGUE

No seguimento dos artigos publicados no V/ blogue “Farpas” nos dias 25, 27 e 30 do passado mês de Agosto, nos quais tecem considerações falsas acerca da minha pessoa e da “Toiros +”, denigrindo a n/ imagem, crédito e reputação, venho pela presente, ao abrigo do disposto no artigo 24.º da Lei de Imprensa, exercer o direito de resposta, nos termos e com os fundamentos que passo a reproduzir:
- Em primeiro lugar e começando pelo título do artigo publicado a 25 de Agosto deste ano – “Henrique Gil desiste da aventura empresarial em Espanha” – importa salientar que o mesmo induz qualquer leitor a 
concluir, erradamente, que a n/ actividade enquanto empresários em Espanha se encontra terminada. Para evitar “erros” grosseiros como este, bastaria que o autor da aludida publicação tivesse tido o cuidado, que certamente lhe seria exigível, de confirmar a veracidade dos factos que “noticia”. O que deveria constar do aludido artigo é que a n/ empresa não aceitou as alterações contratuais impostas pela parte contrária, sendo certo que tal factualidade não é reveladora de uma alegada “desistência” desta nova “aventura” empresarial que abraçámos. De elucidar ainda que, ao contrário do que é referido no mencionado artigo, inexiste qualquer sociedade entre a n/ empresa e o Exmo. Senhor Paco Cáceres.
- No que diz respeito à publicação datada do dia 27 do passado mês de Agosto, a mesma, tal como a que se referiu no parágrafo anterior, contém inúmeras inverdades, conforme seguidamente demonstrará:
Mais uma vez, o autor publicou um título que é “a todas luzes” falso – “Gil chegou ao fim: empresas mexem-se para dar corrida em Portalegre” – uma vez que, ao contrário daquilo que é insinuado, temos uma corrida agendada e anunciada (até pelo V/ Blogue) já para o mês de Outubro deste ano, bem como outros projectos.
O autor do artigo, certamente que não satisfeito com o “chorrilho” de inverdades proferidas relativamente à nossa actividade empresarial, decidiu publicar uma fotografia minha e da minha mulher Lúcia com a nossa filha menor, esta última que nada tem a ver com a “Toiros +”, nem com o teor do artigo publicado, restando-nos apenas presumir, uma vez que a aludida fotografia foi publicada sem a nossa autorização, que o único intuito foi lesar gratuitamente os n/ direitos de reserva da intimidade da vida privada e de imagem, que têm protecção legal e cuja violação é punível tanto civil como criminalmente.
À medida que se avança com a leitura do artigo, continuam as imprecisões e inexactidões, conforme demonstra a seguinte frase: “(…) depois de também ter desistido da sua anunciada investida em Espanha, nas praças de Albuquerque e Barcarrota, ao que tudo indica terá chegado ao fim a surpreendente aventura empresarial taurina do ainda enigmático Henrique Gil (…)”. Conforme acima se mencionou, a realidade não podia estar mais distante do noticiado pelo autor do artigo, uma vez que a n/ actividade empresarial, que na opinião deste corresponde a uma “surpreendente aventura”, está longe de ter “chegado ao fim”.
Neste artigo é ainda referido que a n/ empresa “(…) adquiriu duas barreiras de abono para a temporada do Campo Pequeno (…)”. Ora, não se percebe qual a relevância que este facto pode ter para os leitores do Blogue “Farpas”, uma vez que há vários anos que somos abonados, situação que é do conhecimento da administração da Praça de Toiros do Campo Pequeno.
Atendendo ao conteúdo incorrecto da informação noticiada, ter-se-á forçosamente que concluir que o seu autor publica artigos sem antes proceder à necessária confirmação dos factos publicados, o que, neste caso, seria bastante fácil, porquanto bastaria entrar em contacto connosco, que prontamente retificaríamos os erros de conteúdo dos artigos, que só podem ser tidos como culposos, pelo menos a título de negligência grosseira.
Para além desta gritante discrepância entre a realidade e a factualidade vertida nos artigos publicados, assim como o completo desinteresse demonstrado, pelo seu autor, em informar fidedignamente os leitores do “Blogue Farpas”, foram tecidas algumas considerações ofensivas e lesivas do bom nome, reputação e honra, da minha pessoa e da minha mulher Lúcia, bem como da empresa “Toiros +”. Refiro-me, entre outras, aos pretensos escândalos que nos são, falsamente, imputados, como o demonstra a seguinte frase “(…) protagonizou alguns escândalos (…)”. Contrariamente ao que resulta desta afirmação, nunca eu ou alguém ligado à “Toiros +” protagonizou qualquer escândalo, tendo apenas sido tomadas decisões a favor da tauromaquia, como aliás n/ compete enquanto aficionados.
Mais grave é a seguinte afirmação “terão andado cheques para trás e para a frente quando chegou a hora de pagar os toiros (…)”. Com essa frase, o autor do artigo procurou, certamente, muito coisa, 
menos informar os seus leitores, tendo em conta a gravidade e a falsidade de tais imputações. Caso o autor da notícia tivesse previamente confirmado tal factualidade junto da “Toiros +”, como era sua obrigação e o exigia a ética profissional, facilmente concluiria que o que se passou foi que o representante da aludida ganadaria não cumpriu com o acordado.
Ao contrário do que também é afirmado, a “Toiros +” nunca falou com o Exmo. Sr. José Luís Gomes para contratar a ganadaria “Pontes Dias”, mas sim directamente com o Sr. Pontes Dias, tendo o referido toiro sido retirado por n/ iniciativa, num telefonema que amavelmente o Sr. Prof. Marco Gomes fez em n/ nome ao referido ganadeiro.
Nesta senda de inverdades, é ainda referido um alegado diferendo entre a “Toiros +” e os proprietários da Praça de Toiros de Portalegre. Quanto a esta matéria, que será resolvida em sede própria, importa, no entanto, elucidar que ficou acordado que as formalidades com a marca de exploração da empresa eram da exclusiva responsabilidade dos proprietários da praça. No que diz respeito aos pagamentos e para que não persistam quaisquer dúvidas, cumpre-nos esclarecer que o acordado era que o mesmo se efectuasse em três tranches, tendo a última sido paga no dia 1 de Junho (dia da corrida). Acresce que, os proprietários da praça sempre tiveram conhecimento da realização do espectáculo, como aliás se encontra contratualmente previsto.
Como se tudo isto não bastasse, o autor e responsável pelo Blogue Farpas, no artigo publicado em 30/08/2013, sob o título “Cavalos andaluzes bailaram ontem no Campo Pequeno” refere-se ao signatário da presente como o “(ex) empresário Henrique Gil”, expressão que por si só é reveladora da falta de rigor e isenção com que o autor dos aludidos artigos se move, preferindo prosseguir outros interesses, em detrimento da defesa da tauromaquia e do interesse público subjacente à publicação de notícias que devem informar com verdade, rigor e isenção os seus leitores.
Importa ter presente, que quando se trata de imprensa especializada, como é o caso, em que se presume um mais apurado conhecimento do meio e das regras, é ainda mais imperioso o cumprimento do dever de vinculação do jornalista à verdade, à objectividade, à fidelidade aos factos e à neutralidade – conceitos que o autor dos aludidos artigos e responsável pelo Blogue Farpas, parece desconhecer.
Face ao exposto e tendo em conta o comportamento que o responsável pelo Blogue Farpas tem persistido manter, ainda que nem sempre impunemente, repudiamos peremptoriamente este tipo de desinformação jornalística alicerçada em interesses ocultos e sensacionalistas, pelo que tudo faremos em defesa do n/ bom nome, privacidade e imagem, bem como em defesa da tauromaquia, na qualidade de aficionados e de empresários, estando dispostos a accionar judicialmente o responsável do V/ Blogue e autor dos aludidos artigos, por forma a impedir o império da estigmatização, maledicência, intriga e boato.
Exige-se respeito.

Matosinhos, 12 de Setembro de 2013




(HENRIQUE GIL / “TOIROS +”)

1 comentário:

  1. A los españoles de ahora no nos gustan las corridas de toros. Los toreros son un mal ejemplo para la juventud. El respeto a los animales nos importa más. El fútbol nos parece un espectáculo mucho mejor en todo.

    ResponderEliminar