domingo, 22 de setembro de 2013

ELVAS: PRAÇA ESGOTADA EM NOITE DE HOMENAGEM


Bonita noite em Elvas

Realizou-se  na noite de 21 de setembro, sábado e  São Mateus uma corrida de gala à antiga portuguesa  numa noite de homenagem a Joaquim Bastinhas e a José Rondão de Almeida .

Estiveram em praça os cavaleiros: Joaquim Bastinhas,Ana Batista, João Moura Caetano, João Moura jr e Marcos Bastinhas.

Joaquim Bastinhas em dia de festa teve uma lide  cómoda, sempre no seu estilo  e com ferros de boa nota mas cravou alguns ferros a sesgo devido a que o toiro se fechava em tábuas, terminou a sua lide  com o tradicional par de bandarilhas a petição do publico.

Ana Batista passou por Elvas e teve uma lide difícil e não triunfou como teria desejado devido a que falhou  na cravagem curta.  Não tendo a lide prevista.

João Moura Caetano teve uma das melhores lides da noite estando sempre encima do toiro e fazendo recortes  taurinos e recortes frontais , o público agradeceu-lhe a lide com muitos aplausos porque esteve realmente bem com o toiro com ferros frontais . Atravessa  grande momento de forma o cavaleiro de Monforte.

João Moura jr  foi o triunfador da noite sem dúvida ,  ladeando com o toiro  e cravando ferros de praça a praça ,com ferros arriscados e cheios de valentia  e por tanto foi o triunfador da noite .

Marcos Bastinhas também em grande plano na sua terra e toureando com muita raça e muita verdade, com muito risco e muita madurez e cravou ferros de boa nota levando o público ao rubro em muitos momentos da lide e levando o publico a levantar-se nos seus assentos .Esteve  em grande plano.

Na lide a dúo de Bastinhas pai e filho  houve um brinde emotivo ao céu, em memória de Sebastião Tenório,patriarca da família Bastinhas ; deixaram os tricórnios no chão tiveram uma lide divertida e ferros de boa nota, acabando as lides com um par de bandarilhas cada um , receberam fortes aplausos do público.

Quanto aos capítulos das pegas, pegas rijas e duras.

Pelos forcados amadores de Évora pegaram João Madeira à primeira (pega da noite),Manuel Rovisco à terceira e Dinis Caeiro à primeira.

Pelos forcados da terra pegaram  David Barradas à segunda , Joaquim Guerra à  primeira e Afonso Bulhão Martins à quarta.

Está de parabéns a ganaderia de Maria Guiomar Cortes Moura pelos toiros enviados .

Praça cheia na noite de homenagem a Mestre Joaquim Bastinhas  e ao comendador José Rondão Almeida.
 
Texto: Simão Foles/ foto : Tauromaquia Alentejana
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário