terça-feira, 20 de agosto de 2013

CRÓNICA DA CORRIDA DE MONFORTE


TARDE DE CALOR EM MONFORTE

Realizou-se numa tarde de grande calor um concurso de ganaderias (BrancoNuncio, Paulo Caetano, M.A.Coimbra,Lampreia,José Luís Cochicho e Canas Vigoroux )que disputaram o premio bravura e apresentação, foram lidados e pegados respetivamente por Luís Rouxinol, João Moura Caetano e Manuel Telles Bastos    e pelos forcados amadores do Ribatejo,Apos. da Chamusca eMonforte.

Também reaparecia João Augusto Moura que lidaria um toiro extra-concurso da ganadaria torre de Onofre.

Luís Rouxinol lidou o primeiro toiro da tarde(Branco Nuncio) teve uma lide algo complicada já que o toiro se fechava em tábuas e não lhe proporcionou lide desejada, no final da pega não deu volta a arena  num gesto de humildade torera.

João Moura Caetano teve uma lide boa pois o toiro da ganadaria de seu pai  ajudou-o  mas não teve o triunfo que tem tido noutras praças. Teve pinceladas de bom toureio, mas longe de uma boa atuação. Não deu volta à arena no final da lide, mostrando que a volta é um prémio à lide e não um complemento da mesma.

Manuel Telles Bastos tocou-lhe em sorte um toiro reservado que não lhe deu muito triunfo mas conseguiu uma lide agradável,  com ferros de alto a baixo como sempre e com bons dotes da sua equitação, teve uma boa lide no primeiro do seu lote.

Depois do intervalo veio a lide apeada de João Augusto Moura que reaparecia; lidou um toiro de torre de Onofre que lhe deu uma boa reaparição, João Augusto lidou tanto  no capote como na muleta,dando boas verónicas. Na  muleta teve uma lide arriscada,chegando muito ao público que esteve sempre com o toureiro. Teve uma boa actuação, mostrando que está pronto para outros desafios.

Luís Rouxinol lidou o quinto toiro da corrida(quarto a cavalo) um toiro de Lampreia que foi o mais bravo da corrida na minha opinião, que lhe deu uma lide excelente,Rouxinol não cometeu erros e teve uma lide das suas, a que habitualmente nos tem acostumados, acabou a lide com um tradicional par de bandarilhas, com um touro sério que a bancada gosta de ver nos ruedos.Esteve em bom plano e obteve um triunfo  em Monforte.

João Moura Caetano lidou um exemplar de José Luís Cochicho onde Caetano mostrou tudo o que tinha para dar em Monforte e teve uma lide espetacular com grandes ferros e grandes recortes taurinos, uma boa lide que foi aplaudida pelo publico da terra . Boa passagem pela sua terra.

A corrida acabou com a lide de Telles Bastos  a lidar o toiro da ganaderia de Canas Vigoroux com que Telles Bastos  mostou  o seu habitual toureio clássico, onde honrou uma vez mais a universidade da Torrinha.  Boa passagem de Manuel Telles Bastos por terras de Monforte

Quanto aos rapazes da jaquetas de ramagens pegaram pelo Ribatejo;Rui Godinho à quarta tentativa e o cabo João Machacaz  ao dobrar João guerreiro,

Pelo Apos.Chamusca  pegaram ambos à primeira ,António Melara Dias e Francisco Souto Barreiros respetivamente e pelos forcados de Monforte  (da terra) pegaram Nuno Toureiro  e Dinis Pacheco  à  segunda e primeira tentativa respetivamente.

O prémio bravura foi atribuído à  ganadaria de José Luís Cochicho  e  o prémio apresentação  ganho merecidamente  pela ganadaria Lampreia.

Boa entrada de público, com meia casa forte, numa tarde que teve uma vez mais o carimbo da empresa Toiros + .

Boa tarde de toiros na vila alentejana de Monforte, a terra onde há mais toureiros por metro quadrado.

Texto :Simão Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário