quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Crónica da segunda corrida do S.Mateus 2012


Tradicional corrida de touros da feira de São Mateus .

Em praça estiveram os cavaleiros  :Joaquim Bastinhas, Antonio Ribeiro Telles, João Moura Caetano,Manuel  RibeiroT. bastos e Marcos Bastinhas jr(ultimo toiro da corrida lidado a duo por Bastinhas pai e filho)., pegavam os Académicos de Elvas em solitário 6 toiros de Maria Guiomar Cortes  Moura .

Antes das cortesias estiveram na praça as carroças dos Romeiros de Vila Boim.

A corrida começou com o cavaleiro da terra, Joaquim Bastinhas que teve uma boa lide ,com bons ferros ,animando o publico desde o primeiro toiro , acabou em bom plano.

A segunda lide da tarde foi maestria  como sinónimo Telles , Antonio teve muita classe a cravar os ferros , sempre com o tricórnio na cabeça, teve bem mas não alcançou o triunfo esperado.

Joao Moura Caetano foi um dos triunfadores da noite , ferros frontais e pondo por primeira vez na noite, o público em pé , ferros emocionantes, acabou a lide com o cavalo “sete” na praça a pôr 3 ferros de palmo de boa nota.

Chegou o triunfador indiscutível da noite, Manuel Ribeiro Telles Bastos , ferros de alto a baixo, à antiga e com muita classe e maestria , acabou em grande com o publico de pé ,  foi  positiva a primeira passagem de Ribeiro Telles Bastos  em Elvas.

Chegou a alegria à praça , Marcos Bastinhas jr.  , pôs ferros bons e bonitos , cravando ferros frontais  e o nervosimo de marcos era evidente mas superou os nervos e conseguiu uma lide bonita .

O ultimo toiro da corrida era toureado por Bastinhas pai e filho e animaram o publico mas o toiro não era fácil e  a dificuldade do toiro levou  bastinhas jr a cravar violinos nada mais começar a lide,  lutaram com o toiro para triunfar e quase o consegue mas o melhor foi que animaram o publico Elvense , acabaram em enorme plano com os tradicionais par de bandarilhas  e a experiência de bastinhas pai fez que cravasse um espectacular par de bandarilhas e pusesse o público de pé .

Quanto aos forcados , foi uma noite cómoda mas com pegas duríssimas.

A primeira pega da noite esteve a cargo de Tiago Caldeira Fernandes  que realizou a pega à 3 tentativa (saindo lesionado e não podendo  dar a volta à arena) .

A segunda pega foi à cara Roberto ameixa que fez a pega à 1 tentativa.

À terceira da noite foi o conhecido e carismático Gonçalo Machado que tentou a pega  à segunda tentativa ,saíndo da arena em maca, se levantou, caminhando pelo seu pé,  e a querer ir lá mais uma vez mas já não o deixaram os companheiros  e foi dobrado por Paulo Mauricio  que realizou a pega à 4 tentativa (2 dele ).

À 4ª da noite foi David Barradas (cabo nesse dia  por lesão do cabo do grupo, Antonio Caldeira Patrício). E realizou uma rija pega à 2 tentativa.

À 5ª foi Joaquim Guerra que realizou uma pega fácil à 1 tentativa .

Acabou a corrida com a pega de Tadeu Lopes á 1 tentativa.


Está de parabéns a ganadera que levou a Elvas toiros com muito boa apresentação mas alguns   dificultaram a vida aos forcados.

Também está de parabéns a banda filarmórnica 14 de Janeiro de Elvas.

A praça de Elvas registou meia casa fraca.

      Simão Foles

       


 


Sem comentários:

Enviar um comentário