domingo, 23 de setembro de 2012


Coliseu Elvense foi “ Praça cheia”
Realizou-se na noite de 22 de setembro de 2012 a primeira corrida da feira de São Mateus, com organização dos Bombeiros Voluntários de Elvas e um cartel diferente (3 cavaleiros , 3 grupos de forcados e um curro de toiros)
Cartel formado pelos cavaleiros :Luis Rouxinol,Rui Fernandes e  Sónia Matias e pelos grupos de forcados :Ribatejo,Monforte e Acad.Elvas para tourearem 6 toiros da Casa Sommer.
A corrida começou com a lide de Luis Rouxinol que teve uma lide dificil já que o toiro era manso  e não deu guerra ao cavaleiro  de Pegões  mas fez um esforço por agradar ao publico e pôs 4 ferros de boa nota  .
O último toiro de Rouxinol foi menos manso e Rouxinol pôs  o público de pé com bons ferros mas muito longe de alcançar os triunfos de outras vezes , acabou a sua lide  com o tradicional  par de bandarilhas  e teve uma boa passagem por Elvas.
Rui Fernandes que  pisava por primeira vez esta arena  teve também uma boa passagem por Elvas, mas tocaram-lhe em sorte toiros mansos e no primeiro toiro só conseguiu cravar ferros a sesgo  , acabou de boa nota mas sem triunfo .
O último de Fernandes foi melhor que o seu primeiro e conseguiu triunfo mas também teveuma lide complicada mas com vontade e garra conseguiu pôr  o público de pé , acabou em grande plano.
Sónia  Matias teve duas belíssimas lides, cravando bons ferros,  embora tenha tido alguns momentos de apuro, agradou ao público elvense  .
O último toiro de Sónia Matias e o último da corrida foi o melhor toiro da noite o que ajudou a cavaleira a ter uma emocionante lide, emocionante até ao ponto que,  no final da lide, esteve quase a ir ao chão  no último violino,  aguentando-se  no cavalo para não cair , acabou em enorme plano.
Quanto aos forcados , tiveram uma noite dura .
Pelos  Forcados do Ribatejo pegaram o  cabo joão Machacaz que pegou à 2 tentativa com um grande poder de braços para ficar na cara do toiro.
A última pega dos do Ribatejo  foi executada por João Guerreiro que fez uma rija pega à 1 tentativa.
Quanto aos forcados de Monforte foram à cara Rui Ruço que realizou a pega à 2 tentativa  , com  garra e vontade de ficar na cara do toiro.
O último de Monforte foi Luis Aranha que fez a pega à 1 tentativa   estando  bem  e com o grupo a ajudar.
Quanto aos forcados da terra foram Paulo Mauricio que fez para mim a pega da noite à 3 tentativa agarrando-se bem e tendo um poder de braços incrivel.
A última pega da corrida foi à cara Bernardo Dias que teve uma dificil pega mas o grupo ajudou o cara para realizar a pega à 3 tentativa.
Os mais e os menos:
Mais: praça esgostada , esforço dos três cavaleiros e a banda de musica e o desempenho dos 3 grupos para realizar as  pegas.
Menos: mansada dos toiros .

                        Simão Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário