sexta-feira, 25 de agosto de 2023

CRÓNICA DA CORRIDA NO CAMPO PEQUENO 24 DE AGOSTO



 

                               Corrida de touros Campo Pequeno 24 de agosto

 

Realizou-se na noite de 24 de Agosto a segunda corrida da temporada do Campo Pequeno com ¾ de casa forte.

Em praça estiveram os cavaleiros: João Moura Jr., Francisco Palha e Andrés Romero; Forcados Amadores de Montemor e Évora; Perante touros de Murteira Grave

Na primeira Lide  da noite estava João Moura Jr perante o touro mais pesado da corrida, com 622 kg, o cavaleiro dominou a lide de inicio ao fim perante um touro  que sempre seguiu o cavalo, proporcionando momentos altos da lide, Moura Jr teve uma lide muito correta, acabando a lide muito aplaudido, com os dois ultimos  curtos sendo de boa nota. No final da sua lide apareceu o anti taurino Peter janssen para fazer das suas, mas foi logo impedido pela policia, sendo retirado da praça perante grandes assobios do publico.

No quarto touro da noite Moura Jr triunfou,apesar de alguns ferros terem caido para a arena, toda a lide correu bem , com ladeios que levantaram o publico das bancadas, cravou ferros muitos arriscados. Acabou a lide com um ferro de palmo, após o primeiro aviso para finalizar a sua lide, acabou com toda a praça de pé a aplaudir.

 

Francisco Palha iniciou a sua  lide com uma porta gaiola, teve uma lide correta , apesar de nunca ter chegado completamente  ao publico, conseguiu 3 ferros de boa nota, contudo, levou alguns toques na montada, o que tirou brilhantismo  à sua lide.

No segundo touro do seu lote, Francisco já esteve um ponto por cima, demonstrando o seu valor e o seu toureio, cravando ferros de alto a biaxo, levantou o publico alfacinha da sua cadeira, apesar de no primeiro ferro curto, o touro ter ficado desembolado e ser obrigado a voltar aos curros para ser embolado de novo. Francisco Palha provou o porquê de ser um dos melhores cavaleiros da nova vaga.

Andrés Romero veio a Lisboa demonstrar o porquê de estar a tourear tanto por cá, e apesar de tentar e ter estado em destaque em todas as corridas, que por cá tem feito, no Campo Pequeno, não teve a sorte desejada, no primeiro touro da sua lide esteve muito aquém das expectativas, falhando na cravagem dos ferros curtos, levando muitos toques na montada, não se conseguiu adaptar a um touro que também não era fácil, o cavaleiro tentou, mas a sorte não estava do seu lado, cravou quatro ferros curtos, estando em destaque o último.

No ultimo touro do seu lote, e da corrida, já esteve mais acertado, recebendo muito bem o touro, a controlar a lide ,a cravar ferros de boa nota, a chegar mais fácil ao publico, conseguiu ter uma lide completa, com momentos de destque, principlamente para os dois ultimos curtos, porém, não chegou de todo a triunfar.

No capitulo da pegas foi uma noite dura, já que os touros puxavam muito e não deram facilidades, porém, em praça estavam os forcados de Montemor e Évora, que conseguiram  triunfar neste duro teste, e conseguiram proporcionar grandes momentos ao publico.

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor foram caras: Francisco Borges( 2ª tentativa), Vasco Ponce( 1ª tentativa) e José Maria Pena Monteiro(1ª tentativa)

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Évora foram caras: Ricardo Sousa( 2 ª tentativa), José Passanha( 1ª tentativa) e o cabo José Maria C6aeiro( 2ª tentativa).

Um destaque para o excelente curro de touros  que foi enviado para o Campo Pequeno, um curro que proporcionou um grande espectaculo, tiveram uma boa apresentação, e foram além das expectactivas, com especial destaque para o quarto touro. Na fina da lide, o Ganadero foi chamado a dar a volta à arena.

Especial destaque para o cornetim José Henriques e também para a diretora de corrida, esteve correta em todas as decisões da corrida.

Texto e fotos: Simão Foles

 

Sem comentários:

Enviar um comentário