A comemorarem 20 anos a pegar toiros, fomos até Arronches ao encontro de Manuel Cardoso cabo de Forcados dos Amadores de Arronches, para nos falar um pouco do seu grupo.
T.A-Hà quantos anos está o Manuel Cardoso no grupo de Forcados, e desde quando como cabo?
M.C- Boa tarde, obrigado amigo Foles pela entrevista, obrigado pela amizade que têm por mim e pelo Grupo.
Estou no grupo desde 23 de junho de 2006, na passagem de cabo
do Joaquim Praxedes para o cabo Ricardo Porto Nunes, sou cabo desde 2015.
T.A- Ser cabo de um Grupo de Forcados não deve ser tarefa fácil, como é gerir o Grupo de Forcados Amadores de Arronches?
M.C- Ser cabo de um grupo de Forcados é uma grande responsabilidade, um grande compromisso, envolve muitas pessoas, muitas familias. Ter a responsabilidade de ser cabo do Grupo de Forcados Amadores de Arronches é um orgulho cresci no meio desta família, ser cabo deste Grupo torna-se mais fácil pela amizade, que temos uns com os outros, e há um grande espírito de entre ajuda. Felizmente, somos um Grupo que organizamos vários eventos durante o ano e só com este espírito é que é possível.
T.A- Manuel por quantos elementos é composto o grupo de Forcados de Arronches, ou por outras palavras, com quantos elementos podes contar para pegarem numa corrida de touros?
M.C- Actualmente estamos compostos por 36 elementos.
T.A- Ao longo da tua vida de Forcado e de cabo, uma corrida que ficou gravada na tua memória pela positiva?
M.C- Ao longo da minha vida como Forcado marcada pela positiva, foi no ano passado, dia 7 de junho 2018 no Campo Pequeno, passados 19 anos pegámos na primeira praça do país.
T.A- Não sei se este ano irão pisar tão importante "ruedo"que é o Campo Pequeno, podes avançar alguma coisa, ou ainda está nos segredos dos "deuses"?
M.C- Para mim todas as praças de touros são importantes, mas este ano não vamos estar presentes em praças de 1ª categoria como o Campo Pequeno.
T.A- Manuel estamos em junho mês tão importante para o vosso Grupo, para o vosso concelho para a aficionada vila de Arronches. No dia 15 de junho, foi o arranque das comemorações dos 20 anos dos Forcados Amadores de Arronches, o programa é já conhecido, divulgado, mas podes avançar um pouco mais?
M.C- As comerações dos 20 anos começaram em Março com uma largada de pombos, noite de fados, já terminaram as tradicionais largadas.
No dia 15 foi a apresentação da corrida do xx aniversário do Grupo.
Pelas 18 horas foi a inauguração da exposição dos xx do Grupo, que continua patente até dia 30 de junho.
T.A-Na noite de 21 de junho, o ponto alto das comemorações, é a vossa corrida do S. João, onde se vão encerrar com seis toiros em solitário, num ato de coragem valor e raça. há uma pressão diferente neste tipo de corridas, estando na vossa terra penso que a responsabilidade será muito maior?
M.C- Vai ser uma corrida com imensa responsabilidade por muitas vertentes: é a corrida do xx Aniversário do Grupo, vamos encerrar-nos com seis touros na nossa praça, o nosso público é muito exigente com o Grupo e vamos pegar um concurso de ganadarias com touros bem apresentados e com trapio.
T.A- Amigo Manuel Cardoso estamos a chegar ao fim desta nossa conversa ou entrevista, obrigado pela disponibilidade, ficamos a conhecer um pouco mais o Grupo de Forcados Amadores de Arronches, sorte para corrida no dia 21 de junho na vossa terra, e que Deus vos acompanhe para o resto da temporada. Se quiseres fazer algum apelo aos aficionados para que se desloquem quer à exposição que decorre até dia 30 de junho, quer à corrida de touros, venha daí esse apelo.
M.C- Amigo Foles, obrigadíssimo pela amizade, obrigado pela entrevista. No dia 21 de junho, próxima sexta, Arronches vai receber uma corrida de touros com imensa responsabilidade, xx Aniversário do Grupo de Forcados, 125 anos da praça de touros, neste dia o Grupo de Forcados amadores de Arronches vai pegar em solitário um concurso de ganadarias com touros bem apresentados e com trapio.
Há várias vertentes para todos os aficionados estarem presentes nesta corrida.
Vamos encher Arronches!
Sem comentários:
Enviar um comentário