segunda-feira, 30 de abril de 2018

CRÓNICA DA CORRIDA DE ESTREMOZ 29 ABRIL

  Realizou-se por ocasião da FIAPE, na tarde de 29 de abril na praça de toiros de Estremoz uma corrida de comemoração dos 40 anos de alternativa do Maestro João Moura ,tinha como colegas de cartel  Antonio Telles e o cavaleiro da terra Francisco Cortes.
  As pegas estariam a cargo dos grupos de forcados amadores de Montemor e Aposento da Moita para enfrentarem 3 toiros da Ganadaria Passanha e de Jose Luis Pereda.
  Numa Tarde de frio e com muito pouco público nas bancadas realizou-se uma corrida que resultou ser insonsa onde, os momentos de interesse foram escassos.

   Momentos antes do primeiro toiro foi descerrada uma placa de comemoração dos 40 anos de alternativa do Maestro Moura ,que no primeiro  touro esteve um pouco apagado , também devido a que toiro não lhe deixou mostrar todo o potencial que vem mostrando ao longo dos anos , o toiro era mansote, mesmo assim,Moura,conseguiu uma lide agradável.
  No segundo toiro esteve um melhor, cravou ferros de boa nota e conseguiu o aplauso do publico ,também em homenagem à sua carreira.acabou da melhor maneira com um ferro à Moura.
  Antonio Telles não teve sorte com o seu lote devido a que os dois toiros apenas se mexiam ,saiam com muita força mas foram-se apagando com o decorrer da lide,fechando-se ambos  em tábuas,ainda assim tentou tourear à sua maneira e teve varios momentos de alta nas suas atuações, sobretudo na segunda.
O ultimo cavaleiro da terna era Frnacisco Cortes,que no primeiro toiro que lidou teve uns bons momentos de toureio com ferros de muito boa nota e arrancou muitos aplausos do publico.
Já no seu segundo toiro já não esteve tão bem , teve acelerado e falhando alguns ferros devido a estar como referi um pouco acelerado ,mas temos que dizer a seu favor que não teve sorte com o toiro porque estava fechado em tábuas o que tornou a sua atuação mais dificil.
No capitulo das pegas foi uma tarde muito dura,os toiros na parte  a cavalo foram mansos mas nas pegas foram bravos .
  Por parte do grupo de forcados amadores de Montemor foram caras:Bernardo Dentinho (2ª tentativa),Miguel Cecilio (2ª tentativa) e Antonio Calça e Pina (1ª tentativa,a unica que foi à primeira)
Por parte do grupo de Forcados amadores do Aposento da Moita pegaram: 
Miguel Fernandes (3ªtentativa), LeonardoMatias (2ª tentativa) e João Ventura, dobrado pelo cabo José Maria Bettencour (6ª tentativa/3ª tentativa do cabo)numa pega que levou dois forcados para a enfermaria.
Os toiros estavam bem apresentados mas apenas força e trapio nas pegas.
A corrida foi bem dirigida pelo sr.Marco Gomes

Simão Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário