terça-feira, 14 de março de 2017

RAID DE HOMENAGEM A VALERIE CLARKE A 18 DE MARÇO

Valerie Cecil Mary Clarke, conhecida como "A Inglesa", nasceu em 1938 em Guilford, de Nacionalidade Britânica. Conheceu Portugal aos 16 anos e desde então apaixonou-se pelo nosso País.
Terminou os estudos em Inglaterra e decide viver em Portugal. Até 1973, dedicou-se ao desporto equestre, tendo tido como Mestres, duas das maiores referências do desporto Equestre Português, o Capitão Pimenta da Gama (na disciplina de saltos de obstáculos) e o General Duarte Silva (na disciplina de provas de ensino).
A partir de 1974, foi viver para São Bento do Cortiço (Concelho de Estremoz) e começou a sua coudelaria com duas éguas de Puro Sangue Inglês. Sem nunca ter abandonado as provas desportivas, dedicou-se à criação e desbaste de cavalos, bem como ao ensino de crianças e adultos. Estando sempre envolvida em quase todas as disciplinas equestres, das quais se destacam: os saltos, as provas de ensino, as atrelagens e os raids, projetando assim o nome da freguesia e do concelho, pelo País e Estrangeiro. Invariavelmente apresentava os seus cavalos nas feiras de Santarém e da Golegã onde eram sempre distinguidos.
Durante muitos anos colaborou como Juiz, como Delegada Técnica e Diretora de Campo, Juiz de Derby e ainda Candidata a Juiz Internacional.
Valerie Clarke deixou-nos de forma inesperada no dia 3 de fevereiro de 2013. Foi sempre reconhecida pela enorme competência, rigor, exigência e profissionalismo, sendo intransigente defendendo os valores éticos e as atitudes, destacando-se assim pela diferença.
A prova vai contar com as modalidades de Veteranos, e provas de CEP 40, CEP 80 e CEN1.


Pedro Simas

Sem comentários:

Enviar um comentário