segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CRÓNICA DA CORRIDA DE ÉVORA

Évora
Realizou-se na tarde de 2 de novembro a última corrida da temporada taurina 2014 .
Em praça estiveram Rui Salvador,Luis Rouxinol,Francisco Núncio,Vitor Ribeiro,Tomás Pinto,Mateus Prieto e Luis Rouxinol JR.
Na forcadagem pegaram os forcados de Évora e aposento da Moita
Pegariam e lidariam 7 toiros de Fernandes de Castro. Nas cortesias houve um minuto de silencio em memória de Augusto Dias Gomes e José Maria Manzanares.
Na primeira lide da tarde Rui Salvador fez o que pode com o toiro de Fernandes de Castro que pouco tinha para dar mas graças à experiência  do cavaleiro de Tomar conseguiu que o toiro desse uma lide de menos a mais e cravou 2 últimos ferros de boa nota.
Luís Rouxinol foi um dos triunfadores da tarde e da temporada em geral porque em todas as actuações que teve ou pelo menos as que eu vi deu tudo por tudo para, assim, proporcionar um bom espectáculo aos aficionados e em Évora não foi menos, realizou uma lide de boa nota terminando com o tradicional par de bandarilhas.
Francisco Núncio toureou o estilo clássico, mostrando a boa equitação que tem, mas a mostrar também as poucas corridas que toureou este ano. Também o toiro não era fácil mas consegui cravar um ferro de boa nota.
Vítor Ribeiro teve uma grande lide no dia do seu aniversário, tocou-lhe em sorte um dos toiros mas pesados da corrida, sendo  o toiro um dos melhores, teve uma grande lide com grandes ferros de alto a baixo para terminar uma temporada em alto.
Tomás Pinto recalou uma boa lide na temporada da consagração, uma lide imponente e conseguida já que teve muitos recortes com muita classe e emoção   nos ferros que cravou, triunfou em Évora.
Mateus Prieto não teve uma boa passagem já que o toiro era muito manso  e Mateus não teve ideias para dar voltas na lide, só pondo emoção no tramo final da lide.
Rouxinol JR passou por Évora para triunfar e conseguiu levar o público a levantar-se das bancadas lidando um toiro com muita serenidade já que pôs emoção, tanta emoção que sofreu uma queda aparatosa mas sem consequências, prosseguiu a lide triunfal, parece que está a tourear há 10 anos,  vislumbra-se uma grande carreira a Luís Rouxinol Jr.
Quanto à forcadagem foi uma tarde tranquila , pelos forcados da terra foram solistas: João Madeira, Rui Gomes, Ricardo Sousa e Gonçalo Rovisco  que concretizou a pega da tarde,  pegaram todos ao primeiro intento. Pelo Aposento da Moita foram solistas :Salvador Pinto Coelho que realizou à terceira tentativa, José Maria Bettencourt e José Henrique, estes dois últimos à primeira tentativa.


Até  à próxima época .

   Simão Foles
Foto. Luís Gamito

Sem comentários:

Enviar um comentário