terça-feira, 10 de julho de 2012

                    --  Miguel  Moura já é praticante--

Decorreu na praça de touros de Santa Eulália, no dia 8 de Julho de 2012.

Ficará marcado para sempre, e para Miguel Moura, como o dia em que prestou prova para cavaleiro praticante, a qual aprovou com distinçâo. O cartel estava composto por: Joâo Moura, Joaquim Bastinhas, Francisco Cortes, Marcos Bastinhas e Miguel Moura.
Três grupos de forcados em praça: Amadores de Tomar, Monforte e Acad. de Elvas. seis toiros de Francisco Româo Tenório. O festival começou, com a banda de musíca  tocar os parabéns a Miguel Moura, pois no dia anterior tinha completado 16 anos.
Abriu praça o mais novo de Monforte, e que bem esteve Miguel Moura, com ferro de boa nota alegre, esteve a gosto.No Mancha Branca, esteve de facto francamente bem.Acabou a lide ao primeiro da tarde, com bons ferros de palmo, e o cavalo a morder no toiro.Acabou a lide em alta sendo bastante aplaudido pelo publico em praça.
A segunda lide da tarde, foi para seu pai, continuando o Maestro de Monforte, mostrar que continua a ser figura do toureio equestre.Joâo Moura começou a lide da tarde com alguns toques na montada, mas o Maestro Joâo Moura mostrou toda a sua sabedoria
 taurina, vimos de facto ferros, de praça a praça , apontando  momentos unicos. Acabou  em grande o Maestro  Joâo Moura.
Para lidar o terceiro touroda tarde,esteve em praça o cavaleiro Elvense Joaquim Bastinhas. Se o festival esteva com um bom ambiente, com o cavaleiro de Elvas ainda ficou melhor pois Bastinhas consegue contagiar o publico, com um toureio alegre, mas também de verdade. Terminou a sua lide com a sua imagem de marca, ou seja bandarilhar a duas mâos.Francico Cortes vinha de Estremos, com vontade de triunfar, é um cavaleiro alegre, mas esteve um pouco abaixo do que já o vimos fazer, um pouco nervoso e nâo se entendendo com os bandarilheiros.Quanto ao toiro talvez o mais complicado da tarde.
Diz-se na giria taurina que nâo à " quinto malo", pois também a lide do quinto da tarde foi de maravilha, para mim foi a lide da tarde,Bastinhas JR, teve uma grande lide, sempre ligado ao touro com ferros de boa nota , esteve enorme, tendo pela frente um bom toiro.Acabou a lide com dois violinos, pedidos pelo público.
Para o sexto da tarde, estava gurdada a lide entre Moura pai, e Moura filho, foi de facto um dos momentos altos da tarde, mostrando que fazem os trabalhos de casa, e que estâo bem sincronizados o que nem sempre é fácil. Acabaram a lide ao ultimo da tarde com o publico de pé.
Quanto aos forcados;
Pelos Amadores de Tomar, Joâo Branco (à segunda tentativa), e Helder Parker à primeira.
Pelos Amadores de Monforte, foram à cara; Gonçalo Costa á quarta tentativa, e Luis Samarra bem à primeira tentativa.
Pelos Acad. de Elvas; Tiago Mimoso depois de ter dobrado um colega, e André Bandeiras á segunda tentativa.

Foi uma boa tarde de touros, onde o público marcou presença, na centenária praça de touros de Santa Eulália,dirigindo com acerto o diretor de corrida Sr. Agostinho Borges.

Texto: Simâo Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário