sexta-feira, 25 de novembro de 2016

FORCADOS AMADORES DE ELVAS EM "RECUERDO"

Estreia do grupo na praça de touros de Terrugem
O grupo de Forcados Amadores de Elvas fardou-se pela primeira vez na praça de touros de Terrugem, decorria o ano de 1999. Um grupo de jovens com vontade de pegar toiros, contou com a experiencia do saudoso E. Penetra que tinha sido um distinto Forcado de Évora, e formaram o grupo de forcados de Elvas. Penso que o grupo durou cinco ou seis anos. Depois de o Penetra chefiou o grupo o Fázé.

Mas estas fotos dizem todas respeito práticamente ao primeiro ano como formação do grupo

Vitor Rosado nas cortesias na praça da Terrugem

Desmontável no Vimieiro em 1999 
E. Penetra Fernando, e mais atrás Artur, Lobinho Dinis e Saldanha

No final da corrida no Vimieiro 


Saldanha, que também tinha sido forcado  nos
amadores da Granja

O saudoso Forcados Estevão Penetra, cabo do primeiro
grupo de Forcados da cidade de Elvas.


                           O Rosado com outro forcado, que não me recordo o nome. A praça de touros é a da Terrugem em noite de apresentação do grupo.

FOTOS DE " RECUERDO" DE 2006

Hoje em dia de chuva foi ideal para rever fotos antigas. Do meu espólio fotográfico escontrei entre muitas estas duas que  estou a mostrar pela primeira vez, isto quer dizer que quem aparece nas fotos também as está a ver pela primeira vez.
Foi num ambiente único no nosso Alentejo, a foto a preto e branco onde ao centro está o J. Caldeira e no lado direito o Toque,

foi realizado no bar mesmo em frente à praça de touros de Alter, ante da corrida do tradicional 25 de abril.


A foto a cores diz respeito à rapaziada do grupo de Forcados de Arronches. Podemos ver  o V. Rosado, o R. Porto Nunes o Aranha e mais uns amigos. Esta foto foi realizada depois de corrida de Alter no mesmo ano o mesmo é dizer em 2006.

sábado, 19 de novembro de 2016

É JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO . FESTA DE FINAL DE TEMPORADA DOS AMADORES DE ARRONCHES

























UM TREINO COM OS FORCADOS AMADORES DE ARRONCHES

Foi num sábado frio, que assistimos e em inicio de temporada, a mais um treino do grupo de Forcados amadores de Arronches, no ano de 2014. A velhinha e centenário praça de Arronches recebeu o seu grupo de Forcados.
 Recordamos que foram muitos os jovem que queriam tentar a sua sorte para um dia mais tarde poder vestir a bonita jaqueta de ramagens dos amadores de Arronches na altura sobe o comando do Porto Nunes. Depois foi o momento de repor forças, e foi servido um magnífico almoço e muito regado com bom vinho da região, tudo isto na casa dos Forcados.














quarta-feira, 16 de novembro de 2016

DE ESTREMOZ A VILA VIÇOSA - ROMARIA A CAVALO


FOTOS DE RECUERDO

 Quando se aproxima uma nova temporada taurina, os grupos de Forcados começam a sua preparação para a nova temporada.
Estas fotos com os Forcados de Monforte dizem respeito ao momento de convívio precisamente depois de mais um treino. O almoço teve a assinatura do Forcado Luís Aranha, e o convívio taurino decorreu no monte do também Forcado  Espiguinha.
Foi uma bonita jornada taurina em 2014.









A PEGA DE CERNELHA

Foi no ano de 2014 no renovado taurodromo de Évora a que estas fotos dizem respeito.
Hoje em dia muitos grupo de forcados promovem vários concursos de cernelha, mas depois na corridas, é uma sorte que praticamente o aficionado poucas vezes tem oportunidade de presenciar.

Estas fotos são do grupo de Forcados amadores de Évora, perante os Castros que não facilitaram. A rabejar Manuel Revisco Paes e a cernelhar não me recordo o nome do forcado, mas sei que o mesmo foi dobrado pelo cabo António Alfacinha.









FORCADOS AMADORES DE ARRONCHEES UM ANO MAIS COM A TRADICIONAL FESTA DE FINAL DE TEMPORADA

O valoroso grupo de Forcados amadores de Arronches, vai levar a efeito a sua festa de final de temporada. Com pontos altos como a benção dos barretes, e o jantar de gala, onde muitos amigos do grupo, antigos e actuais Forcados irão marcar presença, neste importante dia de convivio taurino.
Será no dia 26 de Novembro nos antigos celeiros em Arronches. Se quiser marcar presença a reserva deve ser feita para o J. Cartaxo 961690889.


CASA BASTINHAS UM ANO MAIS NA FEIRA DO CAVALO NA GOLEGÃ

Como habitualmente a família Bastinhas marcou presença na Feira do Cavalo que todos anos tem lugar na vila da Golegã. Nesta edição da feira o casal acompanhado dos filhos, noras e netas inaugurou a sua caseta, representativa da ligação do apelido Bastinhas com a tauromaquia e o mundo do cavalo, neste caso através da coudelaria de "Helena Nabeiro Tenorio". Quanto á caseta, uma das mais visitadas do certame, teve no projecto e decoração a assinatura de Helena Nabeiro Tenorio. No tocante á Coudelaria foi fundada no ano de 2000 e tem como base um grupo de éguas de raça lusitana, procedentes das coudelarias “Sommer de Andrade”, “Ortigão Costa” e “Viscondessa dos Olivais” sendo os garanhões o “Queimadoro” ferro “Ortigão Costa” e “Nilo” ferro “Pinto Barreiros” ambos das quadras de toureio de Joaquim e Marcos Bastinhas. A coudelaria "Helena Nabeiro Tenorio" encontra-se sediada no “Monte de Belver”, na estrada que liga Elvas a Olivença. Actualmente esta coudelaria de Helena Nabeiro Tenório, a qual ostenta o ferro de seu sogro Sebastião Tenório, conta com um efectivo de dez éguas de ventre, ostentando todas elas já o ferro da casa Bastinhas. Vocacionada sobretudo para o cavalo de toureio conta também já nas arenas com o “Cartier”, “Eneias” e “Ellora”, todos eles “Puro-Sangue Lusitano”.



sexta-feira, 11 de novembro de 2016

HOJE É DIA DE SÃO MARTINHO

Falar do São Martinho é falar da Golegã, e hoje dia 11 de Novembro é dia grande nessa pacata vila Ribatejana.
Antigamente a feira da Golegã, começou por ser o ponto de encontro dos negociantes do norte e do sul que queriam negociar cavalos, para os trabalhos do campo
Hoje em dia a feira teve a sua evolução, que os mais puritas não concordam, porque toda a gente tem acesso a ela e esses mesmos puritas pensem que a feira é só para eles ou para quem tem cavalos.

Hoje em dia ainda se bebe boa água pé, é preciso é saber onde, tem a melhor castanha assada do mundo, continua com o seu café Central uma referência na vila Ribatejana, e muito mais.
Mas o rei e senhor da feira da Golegã,  é o cavalo





sem ele a feira não tinha sentido.